Depois de tanta dedicação para abrir o próprio negócio, não dá para colocar tudo a perder por conta de um imóvel comercial mal escolhido.

Essa decisão, além de estar diretamente relacionada à credibilidade da empresa, carrega uma série de critérios que devem ser analisados. Afinal, comprar uma sala comercial é um passo enorme na carreira.

Por isso, é de suma importância refletir não apenas sobre o endereço da propriedade, mas também sobre o padrão do prédio e a infraestrutura do entorno.

Neste post, detalhamos cada um desses aspectos em 9 itens básicos para você ficar de olho antes de tomar a decisão de compra. Acompanhe a leitura e planeje-se!

1. Localização do imóvel

Concordamos que pensar na localização do imóvel comercial é o primeiro passo para uma compra bem-sucedida, pois de nada adianta investir em uma bela sala comercial se ela não estiver bem localizada economicamente. Na prática, isso significa a necessidade de analisar se o imóvel está situado em uma área de fácil acesso e em uma região que comporte os investimentos do negócio.

Reflita sobre a infraestrutura do bairro, o poder aquisitivo daquela população e o tipo de serviço dominante no entorno. Com essas informações, ficará fácil saber se o seu negócio terá boa visibilidade no bairro e se o seu produto terá boa saída no centro comercial em questão.

2. Estacionamento no prédio

Além de verificar se o imóvel está situado em um bairro de fácil acesso, é fundamental certificar-se quanto as condições do transporte coletivo na região para saber se as principais demandas de horário serão bem atendidas. Afinal, quando o assunto é trabalho, sabemos que não dá para perder tempo no trânsito.

Escolher um prédio com estacionamento também é um diferencial: com esse espaço, tanto os seus funcionários quanto a sua clientela estarão bem servidos. Ademais, com a opção de estacionamento no prédio ou nas imediações, fica muito mais prático gerenciar operações de carga e descarga de produtos e mercadorias.

3. Estrutura imponente

Não dá para negar que uma fachada imponente diz muito sobre o imóvel comercial, pois é como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Apenas tome cuidado para não focar apenas na fachada do estabelecimento, esquecendo-se da infraestrutura interna.

Para muito além das questões estéticas, a estrutura da propriedade e o padrão das instalações contribuem para a valorização do imóvel e, consequentemente, para a atração de mais clientes ao seu negócio.

Portanto, na hora de comprar um imóvel comercial, analise bem cada detalhe da sala: verifique se não há vazamentos, infiltrações ou problemas na rede elétrica. Caso seja identificado o menor sinal de problema, avalie se vale a pena arcar com os reparos ou se é mais vantajoso escolher outro local com melhor custo-benefício.

4. Acabamento de primeira

Não basta certificar-se das condições estruturais, hidráulicas e elétricas do imóvel comercial. Ficar atento ao padrão do acabamento também é essencial para evitar dor de cabeça com reparos futuros.

Uma propriedade bem finalizada, com revestimentos de primeira linha e pintura em dia, chama muito mais atenção do público, o que naturalmente gera uma imagem positiva da sua empresa.

5. Lobby bem decorado

Se o lobby (pátio, saguão etc) do estabelecimento for bem decorado, melhor ainda! Com esse espaço bem decorado, o público sempre associará a imagem da sua marca a um padrão elevado de qualidade, o que valorizará o seu empreendimento.

Isso é válido, sobretudo, para quem opta por comprar salas comerciais em prédios corporativos ou shopping centers, onde as áreas coletivas oferecem serviços de lazer complementares à rotina de trabalho: restaurantes, academias, cinema etc.

6. Segurança reforçada

Independentemente do tipo de imóvel comercial que você escolher, não dá para abrir mão da segurança do empreendimento. Isto é, seja em um prédio corporativo, seja em um ponto único, a sua sala comercial precisa ser um local seguro.

Afinal, essa é uma prioridade nos dias de hoje, principalmente se formos considerar os horários cada vez mais flexíveis de trabalho no escritório. Por isso, não deixe de investir em câmeras de monitoramento eletrônico e em sistemas de alarme para garantir o máximo de segurança durante qualquer hora do dia.

7. Instalações inteligentes

Elevadores inteligentes, equipamentos modernos e rede elétrica automatizada. Esses são alguns exemplos de instalações que contribuem para deixar o imóvel comercial mais valorizado e atraente, já que é muito mais confortável trabalhar em um prédio funcional e confortável.

Para além da própria comodidade, investir em um local com instalações inteligentes também ajuda a otimizar o seu tempo, garantindo aquela produtividade extra no dia a dia do escritório.

8. Arquitetura sustentável

Muito se fala em sustentabilidade hoje em dia. Não é para menos, principalmente se considerarmos que pensar de forma ecologicamente correta faz bem não só para o ambiente, mas também para a nossa própria consciência.

Então, se você encontrar um imóvel comercial em um prédio que preze pela arquitetura sustentável, já sabe que esse é um bom negócio. Não precisa ser um prédio 100% “verde”: pequenas instalações sustentáveis já fazem uma enorme diferença no padrão do imóvel, como iluminação automatizada, sistemas de captação de água da chuva e serviço de coleta seletiva de lixo.

Não se esqueça de observar o paisagismo da região, pois a presença de jardins ou demais áreas verdes no entorno da sala comercial torna a experiência de quem a frequenta muito mais agradável.

9. Documentação em dia

Por último, mas não menos importante, verifique cuidadosamente os documentos do imóvel. Para fazer um investimento bem-sucedido, é imprescindível garantir que toda a papelada da propriedade esteja em dia, atestando que o local se encontra livre de dívidas condominiais, impostos e demais pendências jurídicas.

O primeiro passo para evitar qualquer tipo de risco é contar com uma imobiliária de confiança antes de comprar o imóvel comercial. Incorporadoras reconhecidas no segmento imobiliário só comercializam imóveis dentro dos padrões exigidos pela Lei. Com esse auxílio, você terá a confiança de que estará fechando um negócio próspero!

Se essa é uma das suas prioridades, aproveite e entre em contato conosco para conhecer as nossas melhores opções de imóveis comerciais!