Você já parou para pensar que, em muitas escolhas, o que realmente importa é o valor do que se recebe e não o preço que se paga?

Quando uma pessoa opta por carros importados, roupas de marcas consagradas ou celulares de última geração, está adquirindo muito mais do que apenas o produto, ela está pagando por algo diferenciado que possui alto valor agregado e que possivelmente também tem um significado emocional.

Usando esse raciocínio, muitas pessoas decidem adquirir um imóvel em vez de alugar, pois nem sempre o aspecto financeiro é o que realmente importa. Mas, afinal, o que vale mais a pena, comprar ou alugar um imóvel? A resposta para essa pergunta depende dos valores de cada pessoa.

Neste artigo, você vai conhecer algumas vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel, as quais lhe ajudarão a responder essa pergunta, que é uma grande dúvida para muitos brasileiros. Boa leitura!

Vantagens de comprar um imóvel

Realização pessoal

Das muitas aquisições que você fará em sua vida, provavelmente uma das que lhe dará maior satisfação será a compra de sua casa própria.

E não é por menos, pois, para adquirir um imóvel, é necessário muito sacrifício e planejamento pessoal. Por isso, ao receber as chaves, a sensação de conquista e de dever cumprido são incomparáveis!

Potencial de valorização

Analisando o aspecto financeiro, uma das grandes vantagens de se comprar um imóvel é o seu potencial de valorização, pois o mercado imobiliário se mantém aquecido já há bastante tempo.

Dessa maneira, a aquisição de um apartamento representa um investimento com grande possibilidade de lucro, caso pense em vender a propriedade dentro de alguns anos. Esse potencial pode ser ainda maior caso a região do empreendimento sofra uma boa valorização, devido a melhorias na infraestrutura, por exemplo.

Possibilidade de alterações

Muitas pessoas optam por comprar um imóvel pela possibilidade de personalizá-lo de acordo com as suas necessidades e com seus desejos.

Caso você queira modificar um imóvel alugado, seria necessário pedir autorização ao proprietário e, caso ele esteja de acordo com a benfeitoria, você vai investir em algo que não é seu, melhorando o patrimônio de uma outra pessoa.

Desvantagens de comprar um imóvel

Grande investimento inicial

Um dos motivos que inviabilizam a compra de um imóvel é o elevado investimento a ser feito, pois, devido à valorização do setor nos últimos anos, os preços cobrados no Brasil ainda são considerados elevados, principalmente nos grandes centros urbanos.

Mesmo que se decida realizar um financiamento imobiliário, o valor necessário para a entrada pode tornar o negócio inviável para muitas pessoas.

Menor mobilidade

Para pessoas que se mudam constantemente de cidade, comprar um imóvel pode ser algo inviável, pois, além de não ser fácil trocar por outro, os trâmites burocráticos para a venda de uma propriedade são demorados e trabalhosos.

Dessa maneira, ao optar pela compra, deve-se atentar para a possibilidade de uma transferência no trabalho, por exemplo, e também checar todas as características do imóvel a fim de encontrar possíveis problemas que poderão lhe gerar algum desconforto, como vizinhança barulhenta ou questões estruturais do edifício.

Risco de pagar muito mais do que o imóvel vale

Devido ao alto valor do imóvel, pouquíssimas pessoas conseguem comprá-lo à vista. Por essa razão, é muito comum a contratação de um financiamento imobiliário.

No entanto, caso se escolha por um empréstimo de longo prazo, após quitadas todas as parcelas, você terá pago à instituição financeira quase três vezes o valor do imóvel, sendo que isso se deve aos juros e taxas cobrados.

Vantagens de alugar um imóvel

Liberdade de mudança

Uma das grandes vantagens de morar em um imóvel alugado é o fato de poder se mudar dele sempre que houver uma necessidade, como mudança de emprego, desconforto com os vizinhos ou a busca de uma casa melhor.

É muito mais simples cancelar um contrato de locação do que enfrentar todo o processo necessário para vender um imóvel.

Menor comprometimento financeiro

Para manter o aluguel de um imóvel, é necessário apenas quitar as parcelas da locação e uma eventual garantia locatícia.

Esses valores representam um montante menor do orçamento familiar se comparados ao montante necessário para a aquisição do imóvel à vista, ou mesmo ao pagamento das prestações de um financiamento imobiliário, se considerarmos todas as parcelas intermediárias e taxas que podem incidir sobre o negócio.

Acumulação maior de patrimônio

Supomos que a parcela de um aluguel corresponda à metade do valor de uma parcela do financiamento imobiliário. Essa diferença pode ser investida visando a acumular recursos para uma entrada maior no financiamento do imóvel próprio ou até mesmo para comprá-lo à vista.

Entretanto, para conseguir realizar essa estratégia, é necessário que você tenha disciplina financeira e consiga poupar e investir o seu dinheiro.

Desvantagens de alugar um imóvel

Dependência do proprietário

Para que seja possível transformar o imóvel em um lugar mais agradável para morar, ou até mesmo deixá-lo com a sua cara, pode ser necessário realizar algumas reformas e melhorias.

No entanto, para que possa fazê-las, você deve pedir autorização ao proprietário e, caso ele esteja de acordo, o seu investimento vai valorizar um bem que não é seu.

Claro que, em alguns casos, o investimento poderá ser descontado no aluguel, mas certamente a sensação de ter se esforçado por algo de outra pessoa vai permanecer.

Necessidade de seguro-fiança ou outra garantia

Para se resguardar e ter uma garantia de que o locatário terá o compromisso de quitar todas as parcelas do contrato firmado, é comum o proprietário exigir uma garantia, sendo uma das mais comuns o seguro-fiança.

Esse seguro é contratado junto a uma corretora e cobre todas as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel. Ele pode custar até três vezes o valor cobrado mensalmente pelo aluguel, costuma ter vigência de um ano e muitas seguradoras parcelam seu pagamento.

Outras garantias usuais são a apresentação de fiadores e o depósito-caução. O seguro, no entanto, está sendo bastante utilizado, por ser uma opção mais confiável e menos burodrática, tanto para o inquilino quanto para o proprietário do imóvel.

Instabilidade

Uma das grandes desvantagens de morar de aluguel é não ter a certeza de que poderá morar no imóvel até quando desejar. Mesmo que você seja um bom pagador e cuide bem da propriedade, pode ser que o proprietário solicite a sua saída para que ele possa vendê-la ou até mesmo morar nela.

Nessa situação, pode ser que você nem tenha tempo hábil para encontrar outro bom local para viver, além de arcar com o custo imprevisto de uma mudança.

Esperamos ter exposto informações úteis para que você consiga escolher entre comprar ou alugar um imóvel. São muitas variáveis envolvidas, e você deve analisar todas elas no contexto da sua vida antes de se decidir.

Para ter mais dicas como essas, sempre em primeira mão na sua caixa de e-mail, assine nossa newsletter.