Quem procura por estabilidade garantida ou diversificação de investimentos sabe que investir em imóveis é uma opção muito relevante. Para além das propriedades residenciais, investir em escritórios em prédios comerciais também vem se tornando uma alternativa muito prática de rentabilidade, sobretudo considerando-se o momento de retomada da economia brasileira.

Afinal, os escritórios com boa localização comercial são sempre garantia de aluguel ou revenda, já que sempre haverá gente interessada em “oficializar” o próprio negócio, adquirindo um estabelecimento que viabilize a oferta do serviço em questão e evidencie sua marca.

Pensando nisso, preparamos este post com 6 ótimas vantagens de investir em imóveis comerciais. Assim, vai ficar ainda mais fácil para você tomar uma decisão na hora da compra. Acompanhe a leitura e inspire-se!

As principais vantagens de investir em escritórios em prédios comerciais

1. Rentabilidade garantida

Sabemos que uma sala comercial bem localizada e com espaço funcional é sempre muito cobiçada por empresas interessadas em compra ou aluguel. Sabemos também que, quando a procura é grande, o imóvel torna-se mais valorizado, o que eleva sua precificação.

Sendo assim, ter uma sala comercial disponível para revenda ou locação é uma garantia de rentabilidade por muito tempo, já que o espaço dificilmente ficará vazio. Então, em termos práticos, quem compra escritórios em prédios comerciais na intenção de investir, pode ter certeza de que vai recuperar rapidinho o investimento inicial.

2. Estabilidade contratual

Ao contrário dos contratos de aluguel residencial — que costumam durar 30 meses (2 anos e meio) —, os contratos de aluguel comercial normalmente duram 5 anos ou mais. Ou seja, asseguram mais estabilidade para o proprietário, que não precisará se preocupar com a desocupação precoce do imóvel. Por isso, investir em prédios comerciais tornou-se uma opção certeira para quem busca renda fixa e estável.

Embora seja pertinente avaliar cada caso individualmente, tende a ser mais viável investir em um imóvel comercial que traz a possibilidade de contratos mais longos do que apostar no prazo mais curto de um contrato residencial. Cabe ao investidor ponderar seus interesses e necessidades para saber o que será mais rentável para ele no momento.

3. Praticidade de manutenção

Se considerarmos que os escritórios comerciais refletem a imagem da empresa, é natural que os próprios inquilinos se comprometam em manter o local devidamente limpo e em plenas condições de uso. Em termos práticos, isso significa menos dor de cabeça para os proprietários, pois eles sabem que não terão que se preocupar com as instalações do imóvel, já que os inquilinos assumirão essa responsabilidade.

Considerando-se também o prazo contratual mais longo, certamente o inquilino precisará se comprometer com certas manutenções preventivas e periódicas para manter o imóvel em perfeitas condições, evidenciando uma imagem positiva da sua própria marca. Assim, ao final do contrato, a sala estará em bom estado, e você não correrá o risco de sofrer prejuízos com reparos extras, o que poderia comprometer parte do retorno do investimento.

4. Facilidade de negociação

Assim como na comercialização de residências, investir em prédios comerciais também traz diversas vantagens em termos de financiamento imobiliário. Isso porque as incorporadoras do setor estão atentas às demandas mais urgentes do mercado e, portanto, sabem que os pontos comerciais estão se tornando alternativas cada vez mais rentáveis. Nesse sentido, os corretores estarão sempre a postos para lhe apresentar as opções mais condizentes com suas necessidades e expectativas.

5. Valorização da propriedade

Aqui não há segredo. Como estamos falando de prédios empresariais, decerto a propriedade estará localizada em um centro de forte concentração de comércios e serviços em geral. E aí o resultado não poderia ser outro: salas extremamente valorizadas e com alta procura para compra ou aluguel.

Então, quem escolhe investir em prédios comerciais já poderá usufruir de imediato da segurança do investimento. Afinal, especialistas do ramo imobiliário apontam que uma sala bem localizada e bem conservada pode até mesmo triplicar de valor com o passar dos anos em consequência do constante desenvolvimento da região.

6. Credibilidade para o negócio

Essa dica é especialmente válida para os empresários que estão buscando oficializar um negócio, comprando ou alugando uma sala exclusiva. Esses profissionais sabem que é muito mais vantajoso investir em um ponto comercial centralizado do que trabalhar em um escritório de localização ruim ou, até mesmo, na própria casa, em modelo home office.

Apesar de ser uma alternativa vantajosa em alguns casos, existe um grande problema por trás do home office, já que nesse modelo é muito mais fácil perder o foco e a concentração nas tarefas diárias. Isso sem falar que fica difícil mensurar a efetividade da produção e da gestão do tempo, pois o profissional pode não estar se dedicando ao trabalho 100% do tempo.

É claro que essa escolha vai depender do tipo de serviço a ser prestado. Portanto, reforçamos a necessidade de o empreendedor ponderar bem a sua escolha. Mas uma coisa é certa: investir em uma sala comercial trará muito mais credibilidade para o negócio, sobretudo se ela estiver localizada em um centro de serviços que favoreça a interação com outras empresas e contribua para fazer networking.

A tendência de investimento em imóveis comerciais

Resumindo o que foi analisado neste post, podemos dizer que há duas frentes extremamente vantajosas para se investir em prédios comerciais. A primeira delas se refere aos investidores que buscam diversificar a cartela comprando imóveis que garantam possibilidade de renda fixa e estável.

A outra está relacionada aos pequenos, médios ou grandes empresários que buscam mais credibilidade e visibilidade para o próprio negócio, a partir de um ponto comercial bem localizado, bem relacionado e de fácil acesso. Em ambos os casos, as vantagens são garantidas em termos de renda e status.

Se ainda restava alguma dúvida sobre os benefícios de investir em escritórios em prédios comerciais, esperamos que com a leitura deste post você tenha se convencido de que se trata de um excelente negócio. Para aproveitar ao máximo essas vantagens e livrar-se de qualquer chance de risco, conte sempre com uma incorporadora imobiliária especializada no ramo, a fim de garantir uma compra legítima e segura.

Gostou do assunto? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em primeira mão!