Quem procura um apartamento para comprar, sabe da importância de cada espaço. No entanto, é comum que muitas pessoas optem por imóveis menores, o que acaba sacrificando áreas como as sacadas.

Contudo, um apartamento com sacada por ser um ótimo investimento, já que esse espaço é cada vez mais procurado por diversos fatores, que vão desde a possibilidade de contar com uma área de lazer, até a facilidade em integrar ambientes. Se você quer saber todos os benefícios de contar com essa área em seu imóvel, além de dicas para não errar antes de fechar negócio, leia o post!

Quais os benefícios de um apartamento com sacada?

Uma sacada, mesmo com poucos metros de extensão, tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos moradores de um apartamento, dando mais opções de diversão, bem como melhorando o conforto e o aproveitamento de todo o espaço da residência. Para ajudar você a entender melhor esses pontos, listamos os principais benefícios dos apartamentos com sacadas.

Morar num imóvel maior

Como a maioria dos imóveis construídos atualmente costumam ter uma metragem limitada, a área destinada a uma sacada é um ótimo meio de ampliar, pelo menos um pouco, o espaço útil da habitação. Os usos desses metros extras são muitos, como você verá ao longo deste texto.

Aproveitar a vista e relaxar

Pode parecer óbvio, mas na correria do dia a dia nos esquecemos de um benefício muito simples oferecido pelas sacadas: observar a vista da cidade. Imagine chegar de um longo dia de trabalho e poder aproveitar o pôr do sol direto da sacada?

Com mesas e cadeiras, o espaço vira um ótimo local de relaxamento, no qual todos os moradores podem aproveitar para descansar, tomar uma bebida, ler ou receber os amigos.

Espaço para animais de estimação

Quem não abre mão dos seus animais de estimação, mesmo em apartamentos, também  aproveitará as vantagens das sacadas, já que elas são ótimos espaços para abrigar os pets.

Basta colocar ali a casinha ou caminha e os recipientes com água e ração para que seu animal esteja bem acondicionado. Todavia, não se esqueça de instalar os itens de segurança na sacada (como redes e grades de proteção), além de respeitar as regras do condomínio sobre animais para não incomodar os vizinhos.

Iluminar melhor o ambiente

Apartamentos com sacadas bem planejadas ampliam o aproveitamento da luz solar, deixando o ambiente mais agradável de forma natural e sem gastar energia. No inverno, basta fechar a porta de vidro e continuar aproveitando os raios solares sem atrapalhar o conforto térmico.

Montar uma mini-horta

Quer colocar a mão na terra e cultivar vegetais e condimentos? Faça do espaço da sacada uma mini-horta. Em cidades com cada vez menos espaços verdes, manter essas pequenas formas de cultivo em casa é uma excelente forma de estabelecer contato com a natureza, algo muito revigorante.

Isso sem contar as vantagens de ter sempre disponível os seus temperos, chás ou ervas fresquinhas e sem a adição de quaisquer produtos químicos.

Integração e flexibilidade

Ao dispor de uma sacada, fica mais fácil fazer alterações na configuração do imóvel, de modo a adaptá-lo às necessidades da família. Precisa de um espaço para confraternização que não incomode os outros ambientes? Ou uma sala mais espaçosa? Essas são apenas algumas das alternativas que podem ser exploradas.

Ter o potencial de valorização maior

Logo de cara, um imóvel com sacada já tem valor maior quando comparado a outro que não dispõe desse espaço. E o motivo para isso é simples, como você provavelmente já percebeu: apartamentos com sacadas são maiores, permitem um melhor aproveitamento do espaço disponível e oferecem uma maior versatilidade.

Isso os torna bastante atrativos para o mercado e com um grande potencial de valorização no longo prazo.

Como escolher um bom imóvel?

Ainda que os benefícios de um apartamento com sacada sejam inúmeros, esse não é o único aspecto a ser considerado antes de fechar negócio. Outros pontos precisam ser avaliados com cuidado para que a escolha se mostre acertada no futuro. Para ajudar você nisso, trouxemos observações valiosas para quem está procurando um imóvel para comprar.

Analise a localização

A localização é um dos aspectos que mais pesam na hora de definir se um imóvel é ou não um bom negócio. Casas e apartamentos em regiões afastadas são mais baratos, mas não oferecem o mesmo conforto, segurança e acesso a serviços básicos do que os imóveis erguidos em áreas mais valorizadas. Por isso, é essencial estar atento a essa característica.

Uma boa análise da localização deve considerar as vias de acesso (tanto por carro quanto por transporte público), a distância até seus principais compromissos, a infraestrutura básica (ruas, calçadas, água, esgoto, iluminação pública, serviços de internet), a tranquilidade da vizinhança e a segurança.

Confira o estado de conservação

Se o imóvel não for novo, é indispensável conferir atentamente o estado de conservação da construção. Essa verificação dever incluir questões estéticas e estruturais, que eventualmente impeçam a ocupação da habitação. Procure por rachaduras, infiltrações, desníveis no piso e por problemas elétricos e hidráulicos.

Verifique a documentação

Imóveis com problemas na documentação são uma enorme fonte de transtornos. Por tanto, cheque a matrícula para ver se não existem pendências que podem levar à alienação do bem. Veja, ainda, se a unidade não tem valores em atraso referente ao IPTU ou taxas de condomínio.

Procure o auxílio de uma imobiliária de confiança

A melhor maneira de evitar transtornos na hora de comprar um apartamento é buscando os serviços de uma imobiliária de confiança. Os profissionais dessas empresas estão capacitados para prestar auxílio em todos os estágios do negócio, para que ele aconteça da melhor forma possível para todas as partes. Por isso, certamente os melhores imóveis da sua região estão sendo negociados por boas imobiliárias.

Como você viu, um apartamento com sacada não é apenas um luxo adicional e sim uma opção capaz de oferecer diversos benefícios e impactar positivamente na valorização do seu imóvel. As chances de sucesso no investimento serão ainda maiores se você contar com uma imobiliária de confiança!

Não quer perder nenhuma dica do que acontece aqui no blog? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos direto no seu e-mail!